Capela de Nossa Senhora da Portela

    Quem outrora atravessava a aldeia de Outeiro Seco no sentido Sul/Norte, encontrava como última construção esta capela. Não se sabe se o seu nome tem algo a ver com a localização da mesma, tudo leva a crer que sim, pois portela significa encruzilhada em estrada, e tal facto ali se verifica. Esta Capela é dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres mas o povo identifica-a melhor por Capela da Senhora Sr.ª da Portela. Desde há alguns anos que a mesma não se apresenta na sua forma original, não só porque sofreu restauros, como também foi amputada da cobertura do cabido (situação esta já reposta). O seu interior é muito simples:

 

 

 

 

 

 

    Tem, no topo norte um altar de talha dourada com a imagem da Senhora dos Prazeres; nas paredes laterais e embutidas nas mesmas vê-se uma pia de granito para depósito de água benta; no chão formado por toscas lages, destaca-se a sepultura do Joseph Alvarez Ferreira Capitão de cavalos que faleceu a 30 de Julho do 1738.

 

 

 

    A este Capitão de cavalos, é atribuída a construção do Solar dos Montalvões e quem sabe se a própria Capela. Mesmo em frente está implantado um cruzeiro que ajuda a harmonizar a zona envolvente. A Capela e o cruzeiro devem ter sido erigidos nos finais do Século XVII ou princípios do Século XVIII. A igreja de Nossa Senhora da Azinheira, a Sul, e esta Capela, a Norte faziam outrora os limites da aldeia urbana. Hoje tais limites desapareceram, tendo a mesma extravasado a sua área primitiva